segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Vereadora Sandra Batista cobra a revitalização da Praça Dom Pedro II


A Praça Dom Pedro II, localizada em frente à Prefeitura de Belém e Assembleia Legislativa do Estado do Pará, na Cidade Velha, está em estado de abandono. Este é mais um monumento público que é maltratado e sofre com a marca do descuido da gestão Zenaldo.

A praça Dom Pedro II foi concluída em 27 de novembro de 1772. Ela, além de ser um espaço de contemplação e de arborização de nossa cidade, tem importância histórica, por ter sido palco do movimento nacionalista que, no dia 11 de agosto de 1823, fez o Pará aderir à independência nacional e de importantes eventos durante a Cabanagem.

Atualmente,  o espaço serve de moradia para pessoas em situação de vulnerabilidade social.  O lago, onde antes tinha chafariz e recebia a visita das garças, praticamente secou. O que restou de água está tomado pelo limo, lixo, entulho e odor .O monumento de homenagem ao General Gurjão serve de banheiro a céu aberto,  os brinquedos do parquinho, feitos de madeira estão quebrados e, outros, impróprios para uso, podendo causar acidente.

Uma pequena construção, onde antes abrigava a Guarda Municipal de Belém foi fechada para impedir que os moradores a utilizassem como banheiro. No entanto, o local permanece sem utilidade pública.

Apresentei requerimento direcionado à Secretaria Municipal de Urbanismo – SEURB e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA solicitando a recuperação e revitalização da praça.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Marcadores