segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Vereadora Sandra Batista propõe Medalha de Mérito Cultural ao Grupo de Carimbó Sancari do bairro da Pedreira



Apresentei  ato legislativo que concede uma justa homenagem ao grupo “SANCARI”, da Pedreira, que há quase dez anos mantém viva a cultura do carimbó no bairro.

O Carimbó é a música e a dança tradicional paraense por excelência, cuja manifestação ocorre a mais de dois séculos em quase todas as regiões do Estado. Junção caprichosa do pé batido indígena com o rebolado africano, preservado nas comunidades pela oralidade dos mestres populares, afirmamos mesmo que o Carimbó é parte essencial da alma paraense e Amazônia, um componente fundamental da identidade cultural brasileira.

O Grupo de Carimbó “SANCARI” nasceu de uma brincadeira de rua na passagem Álvaro Adolfo no bairro da pedreira no dia (06-12-1996) em Belém/Pará. Alguns de seus integrantes na época com origem interiorana como: Cachoeira do Ararí, Bragança, vila de cafezal (antes Marapanim e hoje Magalhães barata) e Curuçá. Reuniram-se e através de uma brincadeira onde se tocava de tudo desde o samba, passando pelo Carimbó, boi-bumbá e nada data citada acima decidiram continuar tocando apenas o Carimbó de raiz, pois era o que sempre se predominava. Assim formou-se o grupo que ao longo de vários anos vem lutando para preservar e divulgar a nossa cultura, o legítimo Carimbó pau e corda que é a expressão máxima da cultura paraense.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Marcadores